O Nosso Trabalho
Somos poucos, mas damos o que temos e o que não temos!
Resgate
O resgate é feito sempre que possível. E quer isto dizer que antes de resgatar um animal que esteja numa situação precária ou em risco, temos que avaliar se temos capacidade para resgatar o animal e dar-lhe uma vida condigna.
Se o nosso espaço tiver as condições necessárias mínimas para acolher o animal, não hesitamos em fazê-lo. No entanto, se não nos for possível dar ao animal todas as condições que este merece, fazemos questão de unir esforços com outras instituições e tentar arranjar uma solução para o problema!
Acreditamos que a união faz a força e na causa animal temos que trabalhar todos em conjunto!
Reabilitação
Esta parte do nosso trabalho acaba muitas vezes por ser a mais dura por diversos motivos, uma vez que a reabilitação de um animal pode acontecer, pelo menos, em três vertentes.
Saúde: Se o animal estiver ferido ou doente, a reabilitação passa sempre pelo tratamento veterinário que, infelizmente, acarreta custos avultados. O Projeto Estrelinha faz os possíveis - e muitas vezes o impossível - para garantir que todos os animais resgatados são examinados por um veterinário e devidamente tratados.
Legal: Os animais de companhia devem estar registados, ter documentação em dia e um chip que os liga a uma pessoa ou associação. Estes procedimentos são sempre cumpridos quando procedemos ao resgate de um animal.
Comportamental: Quando lidamos com animais que são abandonados ou negligenciados, lidamos com comportamentos que são consequência do tratamento que tiveram. Por isso, a reabilitação passa também por ajudar os animais a lidar com traumas e reações a determinadas situações, objetos ou pessoas.
Adoção
Esta é a parte boa de todo o nosso trabalho, porque é quando a missão foi cumprida!
Os processos de adoção não são complicados, mas são minuciosos.
Não é difícil encontrar pessoas que queiram adotar animais, mas sim encontrar pessoas responsáveis e com condições que queiram adotar animais.
A adoção de um animal deve ser uma decisão consciente e responsável e, por isso, damos o nosso melhor para analisar candidatos a adoção para cada um dos nossos animais.
Mais do que um teto em cima da cabeça, queremos que os nossos animais tenham uma família e que não lhes falte amor!